História da Câmara

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba teve sua instalação em 6 de junho de 1912, quando a cidade conquistou com isso a sua independência política administrativa, se desligando de vez do município de Santa Bárbara, ao qual era distrito.

Desde então a Câmara de Rio Piracicaba tem evoluído e se tornado uma das mais modernas da região, sendo a primeira a acabar com voto secreto em Minas Gerais, a primeira a acabar com recesso parlamentar de julho e também a primeira a cortar pagamento de reuniões extraordinárias. O legislativo piracicabense também antecipou e muito a lei da transparência e há cerca de dez anos disponibiliza todos documentos públicos da casa no seu site na internet. A primeira Câmara Municipal de Rio Piracicaba era assim constituída:

Presidente: Antônio Saturnino Figueiredo de Freitas;

Vice-presidente: Antônio Antunes de Araújo;

Vereador-secretário: Marcos Fernandes Diniz ;

Demais Vereadores: Joaquim Ferreira Guimarães, João Ferreira da Costa, Cassiano Vieira Bittencourt e Franklin Theophilo de Magalhães.

Em toda sua trajetória, o Poder Legislativo do Município tem se pautado pela transparência e muito trabalho, mostrando como se faz uma Câmara moderna e atuante a cada dia, sempre de portas abertas à participação do nosso povo. Dentre os importantes passos dados pelos nossos vereadores nos últimos anos, destacam-se:

- Realização do concurso público, com oportunidade de novos empregos,

- Promulgação da Lei Orgânica Municipal, que até hoje vem recebendo emendas para a sua atualização e adequação, com vistas à eficácia de sua aplicação;

- Concepção do site do Legislativo;

- Criação da Medalha do Mérito Legislativo “José Couto de Almeida”;

- Criação da Condecoração do Mérito Escolar “Inêz Guedes Carneiro Dias”;

- Criação do espaço cultural Professor Paulo Neves de Carvalho, ampliando ainda mais as oportunidades de participação da nossa comunidade;

- Criação da logomarca institucional, padronizada em divulgações internas e externas da Câmara;

- Aprovação da Lei que proíbe a prática do nepotismo no serviço público, ou seja, proíbe a contratação de parentes de primeiro e segundo graus no serviço público municipal para cargos comissionados;

- Criação do Diploma do “Operário Padrão” e muito mais.

Esta é a Câmara Municipal de Rio Piracicaba, que, além de fiscalizar e fazer leis vem se empenhando, a cada dia, promovendo vários avanços em favor da comunidade.