Câmara de Rio Piracicaba adere ao Parlamento Jovem de Minas

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba integra a lista de 46 novas Casas Legislativas mineiras ingressantes ao Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), edição 2023. Um Projeto de Resolução que regulamenta a adesão ao programa foi aprovado na reunião ordinária dessa quarta-feira (1º). A novidade contempla solicitação do Presidente da Câmara, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB). “Assim que tomei conhecimento sobre a importância do Parlamento Jovem pensei em implantá-lo em Rio Piracicaba. Será uma oportunidade de aproximar os jovens da política”, avalia Rômulo. O PL Minas consiste na formação cidadã e política e está na 19ª edição com proposta de debater o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Podem participar do projeto alunos do ensino médio regularmente matriculados. No decorrer dos trabalhos, os estudantes participarão de plenárias municipal, regional e estadual.

Aprovação

O Projeto de Resolução 508/2023 que institui o programa Parlamento Jovem no âmbito da Câmara de Rio Piracicaba recebeu votos favoráveis dos vereadores Anderson da Silva Tavares (Cidadania), Antônio Augusto Bueno Mafra (PSDB), Antônio de Pádua Guedes (PDT), Dirlene Aparecida Tomaz (PP), Eraldo Pedro da Silva (Patriota) e Leon Fátima de Almeida (PSB). Já os parlamentares Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) e Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo votaram contra. Antônio Guedes, Anderson e Leon elogiaram o presidente Rômulo pela implantação do projeto. Eles avaliam que o PL Minas será uma alternativa para incentivar a participação política da juventude piracicabense. “Parabenizo o Rômulo pela iniciativa porque precisamos trazer os jovens para participar, interagir e conhecer a vida política de nossa cidade. Entrei na política com mais de 50 anos de idade e sigo aprendendo todos os dias”, pontuou Guedes. “Defendo a alternância no poder e temos que dar oportunidades aos jovens”, ressaltou Anderson. “Faço minhas as palavras de Antônio Guedes e também parabenizo Rômulo”, destacou Leon.

Participação

Nos próximos dias, o vereador Rômulo e demais parlamentares interessados visitarão escolas para convidar os estudantes do ensino médio a se inscreverem no PL Minas. Unidades escolares, instituições públicas e privadas, profissionais liberais, podem contribuir atuando como parceiros do programa. Interessados podem encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..