Vereadores de Rio Piracicaba aprovam moção de apoio aos professores

Os vereadores de Rio Piracicaba aprovaram por unanimidade, nessa quarta-feira (13), uma moção de apoio ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG). O documento foi elaborado no dia 11 de abril com o objetivo de sensibilizar o Governo de Minas a valorizar os professores e demais profissionais da educação que atuam na rede Estadual de ensino. Na terça-feira (12), os deputados mineiros derrubaram, por 55 votos a três, o veto do governador Romeu Zema relativo a um reajuste salarial ampliado para servidores da Segurança Pública, Saúde e Educação. O Governo de Minas disse que vai acionar a Justiça contra a decisão dos deputados.

A moção de apoio dos parlamentares piracicabenses foi motivada pelo ofício 3/2022 do SindUTE-MG encaminhado à Câmara de Rio Piracicaba. Consta no documento que desde 2017 os trabalhadores que atuam na Educação em Minas Gerais não recebem reajuste salarial e, por isso, os salários dos profissionais seguem abaixo do Piso Salarial Nacional do Magistério definido em leis Federal e Estadual.

A moção de apoio foi assinada em conjunto pelos vereadores Anderson da Silva Tavares, Antônio Augusto Bueno Mafra, Antônio de Pádua Guedes, Dirlene Aparecida Tomaz, Eraldo Pedro da Silva, Juliano Mafra Gonçalves, Leon Fátima de Almeida, Sebastião Rômulo Linhares e Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo.

Os parlamentares argumentam que “a Educação é a base de qualquer nação, inadmissível aceitar que o Governo Estadual não cumpra com as leis em relação aos trabalhadores da educação do estado de Minas Gerais. Com trabalhadores desvalorizados a Educação fica comprometida, razão pela qual esta Câmara vem apoiar o SindUTE-MG”, justificam os vereadores.