Câmara de Rio Piracicaba completa 110 anos e lidera ranking de inovações 1ª de Minas a proibir voto secreto, a cortar recesso parlamentar e pagamento de reuniões extraordinárias, e vereadores não possuem assessores parlamentares individuais.

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, localizada na região central de Minas Gerais, completa nesta segunda-feira, 6 de junho, 110 anos de instalação. Nessa mesma data, no ano de 1912, o município conquistou sua independência política e administrativa ao se desligar em definitivo da cidade de Santa Bárbara.

Essa desvinculação política conferiu autonomia ao Legislativo. Desde então, a Câmara de Rio Piracicaba segue fazendo história no estado sendo a primeira a eliminar o voto secreto, bem como a primeira Casa Legislativa a extinguir o recesso parlamentar no mês de julho, e, ainda, é líder mineira no corte de pagamento de reuniões extraordinárias. Outro dado inovador, é que os vereadores não dispõem de assessores parlamentares individuais.

O Legislativo piracicabense também antecipou e muito a lei da transparência e, anos antes de ser obrigatória a divulgação de informações, disponibiliza todos os documentos públicos da Casa no seu site na internet. A primeira Câmara Municipal de Rio Piracicaba era assim constituída: Antônio Saturnino Figueiredo de Freitas (Presidente), Antônio Antunes de Araújo (vice-presidente), Marcos Fernandes Diniz (secretário) e demais vereadores Joaquim Ferreira Guimarães, João Ferreira da Costa, Cassiano Vieira Bittencourt e Franklin Theophilo de Magalhães, totalizando sete parlamentares.

Hoje, a Câmara conta com nove vereadores e é presidida por Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo (Cidadania) – Nozinho do Caxambu. Sebastião Rômulo Linhares (PSDB) é o vice-Presidente, Dirlene Aparecida Tomaz (PP) é a 1ª Secretária e Anderson da Silva Tavares (Cidadania) é o 2º Secretário. Os demais parlamentares são Antônio Augusto Bueno Mafra (PSDB), Antônio de Pádua Guedes (PDT), Eraldo Pedro da Silva (Patriota), Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) e Leon Fátima de Almeida (PSB).

Em seu primeiro mandato, Nozinho do Caxambu fala do orgulho de legislar e conciliar as atividades de presidente. “É uma missão que me foi confiada pela população e pelos meus colegas parlamentares. Sigo exercendo minhas atividades com todo o zelo que a administração pública determina e ao mesmo tempo me sinto orgulhoso por participar da história de Rio Piracicaba e contribuir para o futuro melhor das próximas gerações”.