Enscon Viação é alvo de críticas durante reunião na Câmara de Rio Piracicaba

Os serviços prestados pela empresa Enscon Viação – concessionária arrendatária do transporte público responsável pela linha intermunicipal entre João Monlevade e Rio Piracicaba – foi alvo de severas críticas durante a reunião ordinária, dessa quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Rio Piracicaba.

Além de superlotação, parlamentares criticaram a qualidade dos veículos. O assunto foi levantado pelo vereador Antônio de Pádua Guedes (PDT) e o parlamentar informou ter recebido muitas reivindicações. “O transporte da Enscon está tendo muita reclamação e não está atendendo. Os ônibus estão sempre lotados com o pessoal sem conforto nenhum. (...). Vamos fazer um ofício para que a empresa coloque um ônibus melhor para atender nossa população”, alertou.

A estimativa de Antônio Guedes é de que o problema se agrave devido às iminentes obras de expansão da ArcelorMittal em João Monlevade. O vereador estima que a Enscon precisará ampliar o número de coletivos para atender a demanda.

O vereador Leon Fátima de Almeida (PSB) também criticou a qualidade dos carros disponibilizados pela concessionária, e na sequência, o parlamentar Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) lembrou já ter encaminhado ofícios à Enscon Viação, porém a empresa não havia se manifestado. “Acho que deveríamos partir para outro caminho, montar uma comissão e ir ao DER, temos que cobrar é a fiscalizadora da empresa. (A Enscon) arruma um ‘galinheiro’ para realizar o transporte e acha que está fazendo mil maravilhas. Aquilo não é um ônibus, aquilo é um ‘galinheiro’ e o cidadão deve pagar a passagem mais cara do Brasil”, alfinetou.

Juliano enfatizou que o percurso entre Rio Piracicaba e a ArcelorMittal gira em torno de 15 km e o valor atual da tarifa é R$8,45. A título de exemplificação, de acordo com o parlamentar, os coletivos em Belo Horizonte rodam entre 45 a 50 quilômetros e o preço da passagem na capital é bem inferior.

O vereador Eraldo Pedro da Silva (Patriota) também defendeu que a Câmara de Rio Piracicaba institua uma comissão para solicitar providências junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Opinião semelhante manifestou o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo (Cidadania) – Nozinho do Caxambu. “Também acho que o melhor será montarmos uma comissão porque ofício já mandei um esta semana. Se não tivermos retorno vamos fazer a comissão”, pontuou Nozinho.

Votação

Durante a reunião, os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei e duas Indicações. Em 1º turno de votação, foi aprovado o PL 2.197/2022 que altera a lei municipal 2.575 e muda a descrição de dados orçamentários para melhor adequação contábil. O PL 2.193/2022 foi aprovado em 2º turno de votação e autoriza o repasse de recursos financeiros às entidades que menciona e dá outras providências. Ambas as matérias são de autoria do prefeito Augusto Henrique (Cidadania).

De autoria do vereador Eraldo Pedro da Silva, parlamentares aprovaram a Indicação 26/2022 que solicita ao Executivo refazer a pista de rolamento de veículos e os passeios da rua Emília de Freitas do nº 1.467, no bairro Córrego São Miguel até a MG 123.

Já a Indicação 27/2022, de autoria dos vereadores Antônio de Pádua Guedes (PDT) e Leon Fátima de Almeida (PSB), solicita que a Prefeitura firme parceria com a Vale com o objetivo de converter a área localizada depois da academia ao ar livre, próximo à estação ferroviária, em estacionamento para veículos.