Resposta da Enscon/Lopes “irrita’’ e vereadores de Rio Piracicaba vão ao DER

Um ofício assinado pela gerência da empresa Lopes e Filhos Ltda (concessionária responsável pelo transporte intermunicipal entre João Monlevade e Rio Piracicaba) irritou vereadores da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, durante a reunião ordinária realizada na noite dessa quarta-feira (22).

No dia 6 de junho, o presidente da Câmara de Rio Piracicaba, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo (Cidadania) – Nozinho do Caxambu, enviou um ofício à empresa Enscon Viação solicitando esclarecimentos sobre problemas nos serviços prestados pela concessionária no percurso entre Rio Piracicaba e a cidade vizinha.

A resposta foi assinada pelo gerente da Lopes e Filhos, Maciel Eustáquio Gomes. A empresa Lopes detém a concessão da linha que hoje pertence ao grupo Enscon Viação. Mas os esclarecimentos acabaram desagradando os parlamentares.

Consta no ofício da Lopes que os veículos utilizados no transporte entre os municípios operam em ótimo estado de conservação, com vistorias em dia e autorizadas pelo DER/MG para executar o serviço de transporte de passageiros.

A empresa informou também que busca reduzir a importância da tarifa e alegou que o atual valor de R$8,85 poderia estar girando em torno de R$12,00. Além disso, o ofício informa que a Enscon disponibiliza ônibus de reforço nos horários de maior demanda de passageiros e planeja adequar novos horários no futuro visando atender a iminente ampliação de passageiros em virtude das obras de duplicação da ArcelorMittal em João Monlevade.

Irritação

Terminada a leitura do ofício, vereadores demonstraram irritação com os apontamentos da empresa. “Isso é nos chamar de palhaço”, pontou o vereador Juliano Mafra Gonçalves (PSDB). “Essa resposta é um tapa na nossa cara, ônibus com bancos de plástico”, criticou Antônio de Pádua Guedes (PDT). “Os ônibus só rodam superlotados”, alertou Sebastião Rômulo Linhares (PSDB).

Juliano sugeriu a constituição de uma comissão parlamentar para cobrar esclarecimentos junto ao DER-MG, órgão responsável por fiscalizar a concessionária. A sugestão foi acatada pelo presidente do Legislativo, Nozinho do Caxambu, que sugeriu a participação de todos os parlamentares. A comissão será integrada pelos nove vereadores e, em data a ser definida, os parlamentares irão ao DER solicitar providências com relação a vários assuntos tais como, superlotação, qualidade dos veículos, dentre outros problemas.

Votação

Durante a reunião, os vereadores aprovaram três projetos de lei e um projeto de emenda à Lei Orgânica. Todas as matérias são de autoria do prefeito Augusto Henrique (Cidadania), são elas: 2º turno de votação, PL 2.197/2022, que altera a Lei Municipal nº 2.575/2022 e muda a descrição de dados orçamentários para melhor adequação contábil.

Em 1º turno de votação, PL 2.191/2022, concede gratificação a servidor designado como Diretor Responsável Técnico do Programa Farmácia de Todos.

Também em 1º Turno de Votação, PL 2.198/2022, autoriza o município a contratar com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, operações de crédito destinadas ao financiamento de unidades habitacionais a serem doadas às pessoas em situações de extrema pobreza e que não possuam moradia própria.

O projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2022 foi aprovado em 1º turno e confere nova redação à Lei Orgânica do Município de Rio Piracicaba e dá outras providências.

Indicações

Parlamentares também aprovaram quatro indicações, 28 e 29/2022 – ambas de autoria do vereador Anderson da Silva Tavares (Cidadania) - que solicitam respectivamente instalação de ônibus com abrigo no final da rua João Caetano encontrando com a rua Joaquim de Souza, no distrito de Conceição de Piracicaba, além de instalação de ponto de ônibus na localidade do Barroso, próximo à divisa com a localidade do Quaresma.

A indicação 30/2022 é de autoria do vereador Antônio de Pádua Guedes (PDT) e reivindica que o Executivo providencie instalação de iluminação adequada no cemitério de Bicas, além de readequação na iluminação do cemitério do Centro.

O parlamentar Antônio Augusto Bueno Mafra (PSDB) é autor da indicação 31/2022 e solicita a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade do Carvalho.