Câmara de Rio Piracicaba lança Parlamento Jovem com público recorde de estudantes

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba realizou, na manhã desta terça-feira (4), a solenidade de lançamento do Parlamento Jovem de Minas Gerais. O evento reuniu estudantes do ensino médio, vereadores e autoridades. O número de alunos que aderiram ao programa, 67 estudantes, coloca o Legislativo piracicabense em posição de liderança, com recorde de participantes no Polo Médio Piracicaba.

O quantitativo de alunos é fruto de parceria entre a Câmara e as Escolas Estaduais Professor Antônio Fernandes Pinto (bairro Centro) e Marinho Silva (bairro de Fátima). Por conta do novo ensino médio, que oferta aos estudantes possibilidade de escolhas em diferentes áreas do conhecimento, as professoras Lilian de Paiva Martins da Costa e Iolanda Henrique Damião da Luz, que ministram disciplinas afins ao tema do PJ Minas 2023 - Jovem e Mercado de Trabalho - atuam como monitoras do programa.

A aluna Penélope Maria Gomes Andrade discursou em nome dos estudantes do PJ e relatou sobre a atualidade do tema. “Tenho observado a dificuldade da inserção do jovem no mercado de trabalho na região, mesmo que tenhamos curso técnico ou profissionalizante os entraves para a primeira porta se abrir são inúmeras, apontou.

A diretora Renata Aparecida Soares Gomes e a inspetora escolar Pautília Antunes Pantuza elogiaram a inciativa por Rio Piracicaba aderir ao PJ na 19ª edição do programa que conta com 147 municípios partícipes. “Estamos ansiosos com a participação e as propostas de opiniões dos alunos participantes”, manifestou Renata. “Desejo sucesso aos alunos protagonistas do programa que tem tudo a ver com o novo ensino médio. Nossa juventude é o nosso futuro”, felicitou Pautília.

Também presente à solenidade, o prefeito Augusto Henrique da Silva (Cidadania), elogiou a adesão de Rio Piracicaba ao PJ Minas. “Parabenizo a Câmara pela iniciativa, pois o Parlamento Jovem é um passo a mais para a juventude de Rio Piracicaba no sentido profissional e também no voluntário com o ato de servir. Vejo um grande distanciamento da juventude da política, de querer servir a sociedade e fazer parte de grupos e filantropias que formulam políticas públicas onde estamos inseridos”, incentivou Augusto.

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), agradeceu as parcerias e manifestou orgulho por ser autor do projeto que instituiu o PJ no município, com apoio dos parlamentares. “Sinto-me honrado por contribuir com a semeadura do Parlamento Jovem, um programa que segue há 19 anos promovendo a integração dos jovens com cidadã e política por todo o estado de Minas Gerais”.

Vereadores

Também prestigiaram a solenidade a vereadora Dirlene Aparecida Tomaz e os parlamentares Antônio Augusto Bueno Mafra, Antônio de Pádua Guedes, Anderson da Silva Tavares e Leon Fátima de Almeida. Os vereadores Anderson, Leon e Antônio Guedes parabenizaram a iniciativa e incentivaram a participação dos jovens nos estudos e na política.

Palestra

Encerrando as atividades, o psicólogo Rodrigo Sávio, ministrou palestra aos estudantes abordando a posteridade das relações de trabalho. “Temos que olhar pro futuro e perceber que a lógica de mercado que existe em nossa região em alguns anos vai mudar. (...) As tecnologias estão mudando e as fontes de renda também”, alertou Rodrigo.