Estudantes do Parlamento Jovem de Rio Piracicaba prestigiam Encontro Integração em Nova Era.

Estudantes do Parlamento Jovem de Rio Piracicaba participaram na tarde de sexta-feira (14) do Encontro Integração do PJ Médio Piracicaba promovido pela Câmara Municipal de Nova Era. O evento ocorreu na Fazenda da Vargem e reuniu alunos dos municípios de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas. João Monlevade não compareceu devido imprevistos no transporte.

A exemplo de Rio Piracicaba, o município de Nova Era ingressou ao PJ Minas em 2023, na 19ª edição do programa que tem como tema Jovem e Mercado de Trabalho. Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Câmara de Nova Era, vereador Marcos Antônio da Silva (PSD), pelo vice-prefeito Moriá Domingues Benevides (PSL), parlamentares e coordenadores regionais.

O vereador Cassyo Pousas Vieira (Podemos), da Câmara Municipal de Catas Altas, também prestigiou o evento. Ele é ex-aluno do PJ Minas e ingressou na política como o vereador mais jovem eleito no estado de Minas Gerais. “Depois que participei do Parlamento Jovem me interessei pela política e consegui me eleger vereador”, explicou.

O Encontro Integração tem o objetivo de promover aproximação e troca de experiências entre os estudantes do PJ. Depoimentos de ex-alunos e dinâmicas integraram a programação. Os estudantes do PJ Rio Piracicaba defenderam prós e contras relacionados aos profissionais de química, veterinário e professor.

Integram o PJ Rio Piracicaba alunos do ensino médio das Escolas Estaduais Marinho Silva (bairro de Fátima) e Professor Antônio Fernandes Pinto (bairro Centro). No decorrer da programação do PJ Minas os alunos elaborarão propostas relacionadas ao tema. As sugestões serão definidas em Plenária Municipal que será realizada no dia 5 de julho, na Câmara de Rio Piracicaba. Posteriormente, as proposições serão submetidas em votação na Plenária Regional, que ocorre no município itabirano e na Plenária Estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), cujas datas ainda serão definidas.

O presidente da Câmara de Rio Piracicaba, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), elogiou a inciativa. “Parabenizo a Câmara de Nova Era por ingressar ao Parlamento Jovem e promover o Encontro Integração para que os alunos dos municípios participantes interajam e compartilhem conhecimento”, opinou Rômulo.