Vereadores de Rio Piracicaba querem rondas da PM nas escolas

Os vereadores da Câmara Municipal de Rio Piracicaba estão preocupados com a segurança dos estudantes do município. Durante a reunião ordinária dessa quarta-feira (19), os parlamentares aprovaram a Indicação nº 21/2023 que solicita apoio da Polícia Militar com o objetivo de evitar possíveis ataques às unidades escolares, a exemplo de incidentes dessa natureza registrados, recentemente, em instituições de ensino na região do Médio Piracicaba e em várias cidades do Brasil.

De autoria do presidente do Legislativo, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB) e do vereador Eraldo Pedro da Silva (Patriota), a Indicação nº 21 solicita que o Executivo verifique junto à Polícia Militar a possibilidade de intensificar rondas nas escolas, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, ou ainda, manter um policial nas proximidades dos estabelecimentos de ensino. Os parlamentares justificam que a prevenção é o melhor caminho na solução de impasses. “Temos assistido pelo Brasil ataques violentos a alunos e professores em escolas que muitas das vezes poderiam ter sido evitados mediante medidas preventivas de segurança”, enfatizam Rômulo e Eraldo.

No decorrer da leitura da Indicação, o parlamentar Antônio de Pádua Guedes (PDT) elogiou a iniciativa e manifestou sobre a importância da união de esforços para solucionar o impasse. “Indicação importante, mas no meu ponto de vista, para ter uma escola com segurança é necessário que o corpo docente, o poder público e a sociedade caminhem juntos. Não tem cabimento um segurança abrir a mochila de uma criança de cinco anos para ver o que ela está levando pra dentro da escola. Cadê o pai e a mãe?, pontuou Guedes.

O parlamentar Anderson Silva Tavares (Cidadania) emendou as considerações. “Infelizmente estamos vivendo num país onde estão sendo transferidas as responsabilidades. Muitos pais querem transferir as responsabilidades para as escolas e professores”, lamentou Anderson. O vereador Leon Fátima de Almeida (PSB) informou ter recebido relatos de preocupação em torno de possíveis ataques às escolas no dia 20 de abril. “Cheguei a ligar na delegacia e um sargento me informou que isso é fake. Mas a polícia garantiu que fará uma ação nesse dia pra evitar fatalidades nas escolas”, tranquilizou Leon.

Lazer

Na sequência, foi apresentada a Indicação nº 22/2023, de autoria do vereador Anderson da Silva) que solicita à Prefeitura a implantação de um parquinho playground de madeira tratada na Praça Antônio Augusto Pessoa, no distrito de Conceição de Piracicaba (Jorge), com o objetivo de proporcionar lazer às crianças que frequentam o local.