Gincana do Conhecimento e palestra agitam alunos do Parlamento Jovem em Rio Piracicaba

Estudantes das Escolas Estaduais Antônio Fernandes Pinto e Marinho Silva que integram o Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Rio Piracicaba participaram no dia 26 de maio de uma oficina de formação sobre política. Palestra e Gincana do Conhecimento agregaram as atividades com o objetivo de promover integração e informação aos participantes. “Noções Gerais do Sistema Democrático, Organização do Estado, Atribuições do Poder Legislativo e Cidadania” foi o tema da palestra ministrada pelo Procurador Político da Câmara de Rio Piracicaba, o advogado Marco Antônio Couto Mendes.

Divididos em duas equipes, “Jovens na Política” e “Politicando”, os alunos participaram da Gincana respondendo a blocos de perguntas com informações acerca do tema abordado na palestra, além de conhecimentos sobre a política do município. O presidente da Câmara, Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), prestigiou a programação e se colocou à disposição dos estudantes respondendo questionamentos sobre as atribuições parlamentares, funcionamento do Poder Legislativo e curiosidades. “Acho importante esse momento de integração promovido pelo Parlamento Jovem, pois contribui para o engajamento dos alunos e os aproxima da Câmara”, observou Rômulo.

No decorrer das atividades, alunos revelaram vocação para a política, bem como interesse pelas atividades desenvolvidas no PJ. “Experiência agregadora, tanto para conhecimento histórico e jurídico, pois tem nos mostrado oportunidades na política e em outros caminhos”, manifestou a estudante do 3º ano, Luna Motta. Stela Beatriz é aluna do 2º ano do ensino médio e revela interesse em ingressar na política futuramente concorrendo ao cargo de vereadora. “Uma honra fazer parte do Parlamento Jovem, pois tenho interesse na política”, informou. A jovem Ana Clara Tomaz, estudante do 3º ano, fala da inovação proporcionada pelo PJ. “Experiência inovadora para que os jovens tenham acesso à política, pois é por meio dela que o país funciona, bem como nós funcionamos individualmente também”, avalia.