Rio Piracicaba elege seis propostas e duas sugestões de tema para o Parlamento Jovem de Minas.

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba sediou na manhã desta quarta-feira (5) a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas. As atividades foram conduzidas pelos estudantes e culminaram com aprovação de seis propostas, além de duas sugestões de temas para a edição do PJ 2024.

O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Rio Piracicaba, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), pela vereadora Dirlene Aparecida Tomaz (PP) e o parlamentar Antônio de Pádua Gudes (PDT).

O presidente da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, vereador Diego José Ribeiro, participou do evento, acompanhado da gerente da Escola do Legislativo e coordenadora do PJ São Gonçalo, Juliana Pereira Bazílio Alves, e dos monitores Raíssa Giovana Santos e Cristiano César de Jesus de Paulo.

Tema

A eleição de sugestões de temas para a edição do PJ Minas 2024 foi marcada por boas argumentações e defesas de ideias promovidas pelos estudantes. Dentre as quatro opções disponíveis, foram eleitos os temas “Violência contra a criança e adolescente” (12 votos) e “Inserção dos Jovens na Cultura” (25 votos).

Propostas

O momento de votação de propostas também contou com defesas e justificativas. Os alunos se subdividiram em grupos e aprovaram as seguintes proposições relacionadas ao subtema “Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho”: proposta 1, “Parceria entre Legislativo e Executivo para inserção dos jovens na política. Instituição do Jovem Aprendiz na Política” (17 votos) e proposta 3 “Concessão de incentivos fiscais ao Poder Executivo viabilizando o primeiro emprego de jovens e adultos”. (22 votos).

Pelo subtema “Escolaridade e qualificação profissional”, foram eleitas a proposta 1, “Oferta de qualificação aos jovens, nas modalidade EAD e presencial, visando a contratação dos jovens juntos às empresas participantes” (13 votos) e proposta 5 “Parcerias entre o Poder Executivo e empresas de cursos técnicos, Senai, Sesi, Cerp, entre outras, gerando mais qualificação profissional aos jovens” (16 votos).

Já no subtema 3, “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no mercado de trabalho”, foram eleitas a proposta 2 “Criação de um projeto de lei que confira autonomia ao CRAS para atuar como centro de referência na oferta de cursos aos jovens em situação de vulnerabilidade” (20 votos) e proposta 3 “Fomentar a oferta de cursos aos jovens em situação de vulnerabilidade para garantir acesso ao mercado de trabalho” (26 votos).