Hospital Júlia Kubistchek presta esclarecimentos à Câmara de Rio Piracicaba

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Direitos Econômicos e Direitos Sociais da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, vereador Antônio de Pádua Guedes (PDT), convocou, nessa quarta-feira (26), uma reunião com a diretoria do Hospital Júlia Kubistchek. O encontro ocorreu na sede do Legislativo e teve o objetivo de prestar esclarecimentos acerca das finanças da unidade hospitalar. Os vereadores Leon Fátima de Almeida (PSB) – relator da Comissão - e Anderson da Silva Tavares (Cidadania) também participaram do encontro.

Uma equipe do hospital, integrada por Reginaldo Antônio Carneiro (presidente), Adriana Ferreira de Souza (administradora) e Vinícius de Oliveira Fernandes (administrador), apresentou dados sobre a saúde financeira da casa de saúde.
Adriana esclareceu que o termo de colaboração firmado entre a Prefeitura de Rio Piracicaba e o hospital assegura repasse financeiro de R$1,5 milhão e o recurso é utilizado para custeio de despesas entre janeiro a outubro deste ano. A administradora esclareceu ainda que,  até o momento, o Executivo destinou o valor de R$1,147 milhão e o recurso é utilizado no pagamento de plantões médicos e complementação da folha de pagamento de funcionários.

A equipe do hospital manifestou apreensão para custeio das despesas nos meses de novembro e dezembro deste ano, mas desmentiu boatos sobre a possibilidade de fechamento do hospital. Os parlamentares sugeriram a realização de campanhas para ampliar a arrecadação de recursos à unidade hospitalar, opções a serem analisadas pela direção da casa de saúde.

Ao final do encontro, a direção do hospital manifestou que segue à disposição da comunidade para prestar esclarecimentos sobre quaisquer assuntos. Visando garantir a transparência das informações, a unidade de saúde promoverá uma prestação de contas no Legislativo, às 14h, do dia 21 de agosto.