Rio Piracicaba recebe nove cidadãos honorários e homenageia mais nove pessoas com Medalhas do Mérito Legislativo

Nove pessoas de diversos municípios receberam condecoração de cidadania honorária de Rio Piracicaba, em sessão solene, realizada na noite de sexta-feira (29), promovida pela Câmara Municipal. O evento ocorreu na sede da Associação dos Aposentados e outras nove pessoas foram homenageadas com a Medalha de Mérito Legislativo “José Couto de Almeida”.

A solenidade reuniu convidados e contou com presenças do prefeito Augusto Henrique (Cidadania), da vice-prefeita Aparecida Araújo (Cidadania), do comandante do 5º Pelotão da Polícia Militar, tenente Lucas Geraldo de Almeida Duarte, que integraram a mesa de autoridades junto ao presidente do Legislativo, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), e demais parlamentares.

O chefe do Executivo exaltou a relevância da atuação dos homenageados. “É uma virtude do ser humano quando ele se presta ao voluntariado, ao servir sem querer nada em troca, sem querer o mérito pra si. Mas é nobre demais ser reconhecido e vocês estão sendo reconhecidos pelo que fazem por nossa cidade que completa 310 anos”, destacou Augusto.

O presidente da Câmara disse sentir-se orgulhoso dos novos cidadãos honorários e demais homenageados.  “Vocês se somam ao time de merecedores dessas honrarias porque dedicaram e dedicam parte de suas vidas em favor do próximo. Estou muito orgulhoso porque vocês doam o que têm de mais precioso”, enfatizou Rômulo.

Cidadania Honorária

O médico Elias Pinto Coelho integra a lista dos novos cidadãos honorários de Rio Piracicaba. Ele é natural de Alvinópolis, reside em João Monlevade, e é muito conhecido por ajudar pessoas no Distrito de Conceição de Piracicaba, popularmente conhecido por Jorge. A honraria foi indicada pelo vereador Anderson da Silva Tavares devido aos relevantes serviços prestados pelo médico na área da saúde. Também integram a lista de novos cidadãos honorários:

Andréa de Araújo Rocha e Souza (Social) – Vereador Antônio Augusto Bueno Mafra;

Agda Consolação Vieira (Educação) – Vereador Antônio de Pádua Guedes;

Pavilowska Lamêgo do Brasil (Social) – Vereador Eraldo Pedro da Silva;

Renato Cristiano dos Santos (Segurança Pública) – Vereador Leon Fátima de Almeida

Ricardo Nonato de Araújo Silva (Desenvolvimento Econômico) – Vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo

Agostinho Augusto da Silva (Desenvolvimento Econômico) – Vereadora Dirlene Aparecida Tomaz

Pedro Ferreira de Rezende (Social) – Vereador Juliano Mafra Gonçalves

Ederson Lemos de Castro (Social) – Vereador Sebastião Rômulo Linhares

Medalha

A Medalha do Mérito Legislativo, intitulada "José Couto de Almeida", é outorgada às pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados ao município em suas áreas de atuação. A indicação ocorre, anualmente, mediante proposta e deliberação dos parlamentares.

O saudoso “Zé Couto” empresta seu nome na condecoração de Mérito Legislativo. Natural de Ferros – MG, chegou a Rio Piracicaba na década de 30, a convite do então prefeito Dr. Eliezer Machado. Além de gerente de farmácia, exerceu as vezes de médico devido ao amplo conhecimento adquirido. Zé Couto é pai do vereador Leon Almeida (PSB). Confira os homenageados:

Adão Izabel Santos (Comunicação) – Antônio Augusto Bueno Mafra;

Maria José Damázio (Cultura) – vereador Antônio de Pádua Guedes;

Maria Aparecida de Lima Menezes (Educação) – vereador Anderson da Silva Tavares;

Clausi Aparecida Nunes (Filantropia e Assistência Social) – vereadora Dirlene Aparecida Tomaz;

Ana Paula Barros Oliveira (Saúde) – vereador Eraldo Pedro da Silva;

Éder Sandro de Oliveira (Segurança Pública) – vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo;

Frederico Fonseca Torres (Direitos Humanos) – vereador Leon Fátima de Almeida;

Tarlon Renan de Deus Magalhães (Esporte) – vereador Sebastião Rômulo Linhares;

Eri Couto Aranda (Meio Ambiente) – Juliano Mafra Gonçalves.