Câmara de Rio Piracicaba certifica 68 estudantes concluintes do Parlamento Jovem

Estudantes do Parlamento Jovem de Rio Piracicaba participaram na manhã desta quarta-feira (22) da solenidade de encerramento do Parlamento Jovem 2023. O evento foi sediado no Villa Hotel com entrega de certificados de participação a 68 estudantes e presenças de autoridades.

O prefeito Augusto Henrique da Silva (Cidadania) prestigiou o encontro acompanhado da vice-prefeita Maria Aparecida Araújo Oliveira (Cidadania). O presidente da Câmara, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), e os parlamentares Antônio Augusto Bueno Mafra (PSDB), Antônio de Pádua Guedes (PDT), Dirlene Aparecida Tomaz (PP), Eraldo Pedro da Silva (Patriota) e Leon Fátima de Almeida (PSB) também participaram da solenidade.

O chefe do Executivo ressaltou, em seu discurso, a importância do ingresso de Rio Piracicaba ao programa que é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. "Essa é a primeira turma de Rio Piracicaba que participa do Parlamento Jovem e parabenizo a Câmara por esta iniciativa. Esse projeto tem proporcionado aos jovens o compartilhamento de conhecimentos que vão prestar serviços à comunidade, exercendo de fato a cidadania", pontou Augusto.

O parlamentar Antônio Guedes também elogiou a iniciativa e lembrou que o PJ contribui para aproximar a juventude da política. Já o presidente do Legislativo se emocionou ao lembrar do ingresso do município ao programa. "Tenho orgulho de ter implantado o Parlamento Jovem em Rio Piracicaba com o apoio dos meus colegas. No próximo ano, seguiremos com o projeto", garantiu Rômulo.

O PJ 2023 segue em sua em sua 19ª edição e abordou o tema Jovem e Mercado de Trabalho. Rio Piracicaba registrou um recorde de participantes totalizando 75 alunos das escolas estaduais Marinho Silva e Professor Antônio Fernandes Pinto.

Várias atividades pedagógicas e de formação marcaram a programação. Os participantes elaboraram propostas para Plenárias Municipal e Regional e seis delas foram apresentadas na Plenária Estadual no dia 22 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O tema da edição do PJ 2024 será "Melhorias no ensino escolar" e foi votado pelos participantes de 132 municípios mineiros. Ser aluno do ensino médio é a condição para ingressar ao projeto que estará com inscrições abertas no próximo ano.